24/05/2009

Posse e desejo

Como é difícil querer o que se tem.
Muitas vezes a gente se acha um tanto ingrato por não amar o que a vida nos deu.
Mas como saber o que realmente nos pertence? Algumas coisas parecem convenientemente colocadas a nossa vista e já não se pode dizer o quão boas elas realmente são.
Me parece que gostar ou não do que se tem é uma atitude absolutamente conformista. Uma estagnação de quem tem medo de ir a luta, de abrir mão do que se tem. Mas o que se tem mesmo?

Não falo de otimismo. Falo de ignorar as infinitas possibilidades que a vida nos dá. Querer algo novo, algo diferente, algo melhor. E reconhecer quando obtemos. Falo de abster-se de uma passividade protetora e olhar pra frente.
Somos levados a nos conformar com o que temos e aprender a gostar. Eu acho isso muito pouco.
Temos sim que ver o lado positivo das coisas, mas para preservá-las na busca de algo melhor.
E temos que arriscar,pois nunca se sabe se algo realmente lhe pertecerá.
Por isso é difícil querer o que se tem.
Encontrar nossos desejos e buscá-los já é por si só uma tarefa árdua. Reconhecê-los e admirá-los é ainda mais penoso. Abrir mão e buscar novos caminhos é divino.

Um comentário:

Anônimo disse...

É realmente intrigante essa nossa mania horrorosa de termos uma vida normal, amigos normais, enfim, coisas normais e ao mesmo tempo que isso tudo faz parte da gente, não estamos nenhum pouco satisfeitos com o que temos e vamos sempre em busca de algo novo. Eu que o diga então. Tô sempre buscando melhorar em tudo que faço pra alcançar uma coisa que nem sei se vale a pena tanto esforço. Momento de pré-e-pós-loucura de uma jovem pré-universitária. xD
"Encontrar nossos desejos e buscá-los já é por si só uma tarefa árdua. Reconhecê-los e admirá-los é ainda mais penoso. Abrir mão e buscar novos caminhos é divino."
Adorei essa passagem.
:*