25/05/2009

O PODER DA MENTE

Você, cético de plantão, preste atenção no que eu vou lhe dizer.
O essencial é invisível aos olhos.
Não se deixe levar pela aparência clichê da frase. Leia novamente.
O essencial é invisível aos olhos.

Agora pense bem.
O que é essencial pra você?
Os mais românticos dirão, com certeza, que é o amor. Os mais capitalistas, o conforto. Os enfermeiros, os médicos, os fisioterapeutas e todos os profissionais da área, a saúde. O senso comum, a felicidade. Pois bem, vivemos para desfrutar de substantivos abstratos.
Era assim que eu interpretava essa frase.

Não sou um poço de conhecimento, longe disso! Mas existem coisas que me despertam a mente e que me fazer destoar do resto da minha turma de Enfermagem. E é justamente a mente que mais me intriga. Um amontoado de proteínas, carboidratos e sei-lá-mais-o-que conduzindo corrente elétrica e formando assim uma outra dimensão. O que você vê é criado pelo seu cérebro. O gosto que você sente é criado pelo cérebro. O seu mau humor, sua personalidade, tudo. Tudo veio dos íons se movimentando dentro de você. Me parece, no mínimo, extraordinário. Apesar de estranho, ainda consigo compreender.

O que não faz absolutamente sentido nenhum é como o cérebro interage com o meio externo. Sim, ele interage com o meio externo!
É pra mim quase doloroso admitir isso, mas realmente existe o poder da mente. Não falo daquele lerolero de 'o segredo'. Falo da tal dimensão criada pelo cérebro. Talvez sejam hormônios, sei lá, mas seu cérebro faz com que suas vontades, as quais muitas vezes nem você conhece, sejam realizadas.

É como aquele dia que você acordou de bom humor e todo mundo resolveu te elogiar. É como as 934532012 entrevistas de emprego a que você foi e não deram em nada. É o famoso "Tudo tem seu tempo". A verdade é que seu cérebro te conhece mais do que você mesmo. Isso se deve às diferenças nos níveis de consciência e aquela história de Id, ego e superego. Ainda assim, como podem nossos sentimentos transparecerem tanto?
Por que você atrai um tipo X de pessoa, fulano atrai um tipo Y e ciclano não atrai ninguém? Por que o dia em que você resolver ligar o foda-se é o dia em que as coisas dão mais certo? Existem algo invisível que pode ser sentido pelas pessoas. E rá! Ele é produzido pelo cérebro.

Chamem de alma, auto-estima, aura, energia, o que for. Eu só queria uma explicação pra isso. Sabe como é... Coisa de sagitarianos! ;)

Nenhum comentário: