12/09/2008

Palavra tem peso de verbo...


... Já dizia minha mãe parafraseando não sei quem.
Eu só não sabia que tanto peso valia também pra uma palavra escrita num msn, blog ou fotolog desses quaiquer. Esse peso fica ainda maior quando por esses meios a interpretação da palavra cabe única e exclusivamente à quem a lê. Não há como se justificar o sentido do que foi dito por entonação de voz ou qualquer outro sinal de linguagem não verbal.
É nesse momento que eu me fodo.
Palavras já são tão confusas quando pronunciadas, 'condirá' (como diria o meu tio Olinto) quando escritas. Por isso talvez tantas pessoas se identifiquem com textos e autores.
Vivo a me perguntar como pessoas tão diferentes gostam de coisas assim iguais. Deve ser porque cada um entende o que lhe for mais conveniente. E aí me lembro de não-sei-quem que disse numa entrevista não-sei-onde que muitas vezes a beleza está em dizer as coisas de maneira não tão óbvia.
Sim, mas às vezes a gente precisa ser direto. Depois de tanta discordância, de tantas indiretas, resolvi de uma vez por todas, esclarecer o que foi que quis dizer. Estou certa que a pessoa para quem falei se identificará, caso um dia venha a ler esse desabafo.
Bem... O que eu quis dizer é que não sinto mais raiva de você e nem estou magoada.
Diante de tudo o que aconteceu era mais que esperado que não quisesse mais olhar na sua cara naquela hora, por mais que te entendesse. Essa 'fúria', contudo, passou logo. Ficou somente aquele sentimento desconcertante e até um pouco torturante de uma mistura de vergonha e mágoa que surgia quando estava com você. Mas passou, passou. Quando escrevi há um tempo atrás aquelas palavras que talvez parecessem rudes, o que quis dizer foi justamente o contrário. Passei por uma transformação imensurável nesse último ano e agora, quando começo a excer minha profissão vejo que isso tudo foi tão pouco pra eu continuar nutrindo tanta coisa ruim. É tanto peso sobre meus ombros que toda essa raiva se esvairiu.
Hoje nem eu, nem você, nem ele conversamos mais. E agora, depois de mais de um ano, qual a importância daquele rebuliço todo? Pra mim, nenhum. Te devo, talvez, desculpas por ter sido pouco clara no que disse anteriormente.
Me incomoda carregar esse peso pois, se a internet nos dá tanta abertura para nos comunicarmos, ela também não nos deixa esquecer o que falamos. Não queria passar mais um dia sequer sem resolver meus problemas. Se tem algo que a enfermagem me ensinou é que amanhã você pode estar nas mão de quem sempre evitou, no sentido literal.
Enfim... Desabafo agora só pelo blog. Aqui eu escrevo o quanto eu quiser com a chance mínima de alguém ler. rs
Mas não deixo de lembrar jamais "... palavra não dita é a que talvez a que mais fale!"

Nenhum comentário: