30/07/2010

A festa da foto

Tenho algumas lembranças muito nítidas da minha infância e da adolescência. O tempo que a gente passava na rua, as horas que eu e meus amigos passávamos à toa, conversando e vendo a vida. São lembranças muito agradáveis e elas estão cada vez mais raras.

Acho que isso se deve em parte ao surgimento da câmera digital. Bem, a culpa não é propriamente dela, mas da obsessão que adquirimos por tirar fotos. Me incluo no grupo dos que perdem boa parte dos encontros e festas tirando fotos.

Tirar fotos tornou-se um tipo de evento obrigatório em qualquer ocasião. Teremos muitas fotos para nos lembrar de quando... tirávamos fotos!

Com a criação do twitter a coisa tem ficado ainda pior. A pessoa não só perde minutos preciosos tirando fotos como perde mais alguns postando as benditas fotos na internet só para dizer ao mundo "Olha como estou me divertindo".

Ainda tento entender o quão divertido pode ser tirar fotografias ensaiadas de si mesmo. Ou quantas coisas engraçadas existem dentro de um banheiro. Dezenas de fotos e a pessoa com a mesma cara em todas. É a garantia de que a foto sairá boa o bastante para ser publicada.
Para os intensos como eu, ainda perde-se a oportunidade de se contar casos fantásticos e obviamente exagerados. Sempre existirá uma foto para provar o contrário.
Bem, quero deixar claro que não sou contra as fotografias. Muito pelo contrário. Admiro muitíssimo uma bela foto. Mas sou ainda mais fã da espontaniedade, da diversão e de vivenciar histórias que fiquem para a posteridade.

Nenhum comentário: