01/03/2009

Pensar? Pra quê?

Quantas vezes já me peguei pensando em como seria bom ter nascido na década de 50 ou 60 e viver a euforia da década de 70... Nossa! Me imagino sendo hippie de corpo e alma ou sendo uma jovem revolucionária lutando contra a ditadura e vivendo a obstinação do comunismo.

Aí eu penso como é desinteressante viver o século XXI. Fomos dispensados da tarefa de pensar, há quem faça isso pra gente. As músicas são feitas apenas para proveito do corpo. Os livros são simples e objetivos e te dizem como você deve viver. A TV diz com o que você deve se preocupar e com o que você deve se emocionar. Não precisamos nem viver nossa própria vida, podemos simplesmente viver a vida de outro.

O que é mais 'engraçado' nessa história é que viemos parar aqui trazidos por aqueles jovens de cabeça aberta dos anos 70. Aqueles que queriam se libertar dos padrões da sociedade capitalista, que se uniam em prol de um bem comum. Foram eles que, com a melhor das intenções, resguardaram seus filhos de qualquer dificuldade.

E, pra piorar, todos eles mudaram de opinião. Não existe mais o Partido dos Trabalhadores. O maior representante da luta sindical e partidária da época enfim virou presidente e então, ó! Ele subiu no muro! Os comunistas viraram democratas.
O que, pra mim, é sinal de amadurecimento.

Mas esses adultos acharam que suas lutas bastaram e isentaram seus filhos de responsabilidades. Eis que chegamos à uma geração de alienados. Alienados e mimados.

Não direi que a minha geração não corre atrás dos seus direitos, muito pelo contrário, somos exigentes e fazemos pirraça. Mas estamos lutando por o que?
Exigimos nossos direitos de consumidor, reclamamos danos morais e materiais, mas não gostamos de discutir política. Sabemos que ganhou o BBB de 2003 mas não sabemos em quem votamos no ano passado. E que droga é o horário eleitoral!



Não saber conversar, nem participar de um discussão. Aliás, já é difícil conversar pessoalmente! Não sabemos mais o significado da palavra 'ética'. Não sabemos viver em sociedade. Não temos noção de sistema partidário. Não sabemos absolutamente nada do sistema de governo. Sem falar no consumismo e no individualismo. Isso merece um tópico próprio.

Mas tem algo que a gente sabe fazer muito bem: reclamar. A gente reclama do governo, do ônibus, da comissão de formatura, dos professores, do horário de aula, do vizinho, do colega. Mas quero ver quem reclama se um professor faltar.

Política é coisa de velho. Coisa de jovem é publicidade.
História é passado morto. Estar na Moda é estar atualizado.

Nossos jovens não são alienados só politicamente, são alienados socialmente, espiritualmente e até biológicamente. Isso me entristece e me envergonha.

Nenhum comentário: