01/09/2009

O ser-para-si

Talvez nem fosse preciso dizer, mas, sim, tenho medo de ser abandonada. Denovo.
Daí me sujeitar a tanto sofrimento calada.
O que acho diferente em mim é o hábito adquirido ao longo dos anos de mascarar isso.
É ser forte, como ouvi tantas vezes repetirem.

Hoje tenho minhas dúvidas sobre tamanha força.
Se eu tivesse sido fraca e me revoltado na hora H ou tivesse jogado aquela verdade na cara, talvez hoje não me doesse tanto.
Mas passou e hoje já nem consigo dizer o que ao certo me machuca.

Sei que estou cansada de me esforçar tanto para receber algo que nunca vi.
Além do reconhecimento e da admiração, talvez o amor também me tenha vindo cercado de condições.
Corresponder à tantas exigências é que tem me consumido. Mas como fugir, se preciso delas pra ter um pouco de carinho?

'Seja mais clara. Me entenda. Me ajude. Faça. Refaça. Obedeça. Esteja atenta. Seja flexivel. Esteja disponivel. Carregue. Entregue.'
Talvez não doesse tanto se visse alguem fazer isso por mim. Mas, sinceramente e infelizmente, não vejo.
Vejo as pessoas exigindo mais. 'Cuide de você. olhe pra você. Cumpra seus compromissos. Você pode fazer mais.'
Não quero ser a única pessoa a gostar de mim. Na verdade, nem consigo.

Acho que é demais querer receber algo que não se dá.
É demais querer que leiam as entrelinhas.
É demais querer chutar o balde e dizer o quanto me dói saber que não sou prioridade pra ninguém. Que exclusidade é palavra que nem existe no meu dicionário.

Não posso fazer isso porque preciso de pelo menos um pouco de atenção.
Preciso desse sentimento superficial que encontro nas ruas e esquinas, apesar dele nao me satisfazer.
Por isso me desanimo e perco a vontade de falar.
Me desfaço sempre um pouco para dar para o outro aquilo que não existe em mim, na esperança de que talvez ele me devolva um parte.

Meu amor não age em mim.
Sempre lembro de Sartre e da psicanálise quando diz que a gente só tem consciência de si quando o outro nos mostra quem somos. Nos vemos pelos olhos dos outros.


Pra que chegar onde cheguei, onde chegarei se ninguém há de comemorar por mim e comigo a caminhada?
Todo mundo só pensa em si. Você só serve para mostrar ao outro quem ele é.

É demais querer alguém que pense em mim, afinal, até eu mesma só penso em mim.

Um comentário:

Iraê A. disse...

Bom, mas há seres humanos que pensam em outras pessoas também. Aliás, tem quem só o faça. A pergunta que fica é: você acha isso correto? Se sim, pratique, sem esperar nada em troca. Se não, sem problemas, mas desde qeu seja honesto.
Mas entendi, acho, suas aflições nestas linhas. E a foto, muito forte, boa escolha.
Vale!