02/02/2010

Substantivos Bizarros

Há muito tempo eu fiz um post sobre nomes comerciais estranhos. Resolvi voltar a postar sobre o assunto. A palavra bizarra do dia é MACETE (ou macête, sei lá).

Somente um dia desses fui reparar na palavra que minha mãe pronunciara a vida toda. "Tem que ter um macete para consertar esse aparelho..." "Descobri um macete pra estudar." e por ai vai...

Pensando sobre o assunto, percebi que a palavra lembra maço. Mas não enxerguei qual seria a razão de usá-la como sinônimo de dica, estratégia.

Então ai está mais um substantivo bizarro da nossa lingua portuguesa.

[ps.: Como essa palavra não está no dicionário, imagino que seja característica daqui de Minas.]

Um comentário:

Iraê A. disse...

Tetê! Não é um privilégio dos mineiros não, aqui em SP também dizemos isso! Olha o que eu achei no Michaelis:

macete
ma.ce.te
(ê) sm (maço+ete) 1 Maço pequeno. 2 Embrulho, macinho. 3 Maço de escultores, de madeira. 4 Maço de madeira, usado por carpinteiros, marceneiros e mecânicos, para bater em escopros, formões etc. 5 Pequeno maço para qualquer fim. 6 pop Chave de solução para charada ou situação cujos termos se desconhecem. 7 gír Recurso astucioso para se fazer ou obter algo. M. de aparar casco: instrumento de madeira com que se bate na costa da faca, para cortar casco de animais. M. de forrar, Náut: maço de madeira com cabo tendo de um lado meia-cana, a fim de se unir o mais possível ao cabo que se quer forrar."


LEgal, né?
Sigo passando!